quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Up Helly Aa


O Up Helly Aa é um festival que celebra a influência dos escandinavos no arquipélago de Shetland,  localizado ao norte da Escócia. Mais especificamente na pequena aldeia de Lerwick é onde toda a comemoração ocorre.
 
Desde 1870, na última terça feira do mês de janeiro, os participantes do festival se vestem com trajes completos de guerreiros vikings, criando uma verdadeira viagem no tempo que aquece o inverno escocês com suas tochas de fogo e celebra a influência da cultura nórdica que chegou ali através do Atlântico e Mar do Norte.
 
Durante a noite, milhares de Guizers (denominação local para as pessoas que estão vestindo os trajes típicos) carregam tochas pela Ilha cantarolando músicas da época e fazem discursos a população, para depois beberem e dançarem durante toda a noite. No final das comemorações, uma réplica de uma embarcação viking é incendiada pelas tochas dos participantes.
 
Mas antes disso, durante o dia, líder do esquadrão viking que marchará à noite, batizado de Jarl Guizer, visita escolas e hospitais para contar histórias dos antigos nórdicos. O restante dos Guizers participantes unem-se ao comandante ao cair da noite para iniciarem a caminhada que mais parece uma horda de invasores com tochas nas mãos adentrando na aldeia.
 
Tradicionalmente, são admitidos homens de todas as idades como Guizers, mas não mulheres. Mesmo assim, o Up Helly Aa foi considerado até recentemente o maior festival de fogos da Grã-Bretanha. Um dado curioso é que as ilhas Shetland e as vizinhas Orkney foram governadas pelos noruegueses por 500 anos até se tornarem parte da Escócia em 1468.

Página oficial do Up Helly Aa: http://www.uphellyaa.org/
 
Veja um vídeo com cenas do festival:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário