terça-feira, 10 de abril de 2012

Blood of the Vikings

Blood of the Vikings é uma série de documentário da BBC apresentado por Julian Richards, cuja paixão é os Vikings. Ele persegue o objetivo de descobrir quem realmente foram os vikings e rastreamento seu legado das Ilhas Britânicas.

A primeira parte desta série trata das origens e primeiras incursões dos vikings. No final do século 8 dC, os vikings pilharam um importante monastério na costa leste da Grã-Bretanha, cujo ataque marcou a história como o início da era viking e teria sido muito brutal e cruel, mesmo com a credibilidade escassa das fontes (apenas relatos escritos por monges que ficaram aterrorizados por estes chamados "brutos invasores").

A segunda parte aborda a invasão dos vikings dinamarqueses na Grã-Bretanha e sua estada definitiva naquelas terras. Além disso, somos apresentados a um esqueleto pertencente a um guerreiro Viking. No terceiro episódio, Richards viaja de barco em busca de assentamentos viking entre Shetland e Dublin. O que fez os vikings irem para lá e como exatamente eles lidaram com os nativos? Será que eles simplesmente os abateram, ou é possível que os vikings freqüentassem estas ilhas do norte com finalidade comercial? Já no quarto episódio, a história se volta novamente para a horda de vikings dinamarqueses que acumularam um enorme exército e, finalmente, conquistaram toda a Inglaterra e até mesmo colocaram um viking no trono.

No quinto e último episódio, Richards narra o conto épico e sangrento em que os ingleses e noruegueses disputaram a coroa Inglesa, em última análise, trazendo um fim à Era Viking. Os vikings tinham sido uma força poderosa que assolou de toda a Europa até o Oriente Médio por mais de 200 anos, assim que seu súbito desaparecimento confunde muitos historiadores e cientistas. O que aconteceu exatamente no século 11 que fez com que os homens do norte desaparecer no ar? Também vamos dar uma olhada nos resultados dos testes de DNA realizados por cientistas em toda a Grã-Bretanha para determinar se alguns descendentes diretos dos vikings podem ser encontrados hoje.

Parte1:


Parte 2:


Parte 3:


Parte 4:


Parte 5:




Um comentário: